Encontre o seu Público Alvo no Instagram
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Encontre o seu Público Alvo no Instagram

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Se uma empresa não sabe bem quem são os seus clientes e o que os agrada como ela poderá desenvolver melhores produtos e aperfeiçoar os seus serviços para que possa agradar melhor os seus clientes?

Bom, acredito que as chances são tão pequenas quanto as de ganhar na mega sena da virada.


Para identificarmos o público alvo do seu negócio e as suas percepções vamos utilizar uma ferramenta de análises que se chama Escala da Familiaridade. Com esta ferramenta, mediremos o conhecimento do seu público alvo sobre a sua empresa.A escala da familiaridade é dividida em 5 escalas diferentes:


  • Nunca ouviu falar (ou nunca comprou)

  • Já ouviu falar (mas nunca comprou)

  • Comprou uma vez

  • Comprou de 2 a 3 vezes

  • Conhece muito bem (é um cliente fiel da marca)


Se possível faça uma pesquisa com pessoas aleatórias, com apenas uma pergunta. Você conhece a minha marca? Desta forma, deverá encaixar a sua resposta em uma das 5 opções da Escala da Familiaridade.
Caso não seja possível realizar esta pesquisa por falta de tempo ou quaisquer outros motivos, você mesmo poderá fazer esta reflexão para encontrar o seu público alvo.
Um exemplo foi uma pesquisa que realizei na porta de uma faculdade.
Perguntei para 30 universitários se eles conheciam o Instagram, sendo 15 do sexo masculino e 15 do sexo feminino.
Todas as pessoas me disseram que sim, mas com mais uma ou duas perguntas consegui encaixar suas respostas na escala da Familiaridade. Descobri que 80% das mulheres conheciam muito bem, mas que apenas 60% dos homens conhecia muito bem.
Desta forma, cheguei a conclusão que naquela faculdade apesar das mulheres usarem mais o Instagram do que os homens, todos fazem parte do público alvo do Instagram.
Caso o Instagram tivesse o interesse de vender algum plano diferenciado para pessoas desta faculdade, provavelmente teria grandes chances de ser bem sucedido, o que não significa que seria.


Novamente gostaria de falar o quão importante é esta busca do público alvo da sua empresa. Quanto mais detalhadamente você conhecer o seu público alvo, menores serão os seus gastos com marketing e maior será a aceitação do seu produto ou serviço. Também é importante saber que quanto mais específico for o seu público, menos custos você terá, pois será necessário menos esforço e retrabalho para alcançar e satisfazer os seus clientes. E quando se trata de uma pequena empresa a identificação do público alvo pode significar o sucesso ou o fracasso desta empresa. Esta fase deve ser encarada como de extrema importancia e voce tambem deve ter em mente que o público alvo se altera ao longo do tempo.


Um bom exemplo da mudança do público alvo é o exemplo de uma nova tecnologia. Quando a televisão com a tela LED foi lançada no mercado (em 2005 e se chamava Sony Qualia 005) ela possuía um público alvo muito específico, que eram pessoas dispostas a pagar mais de 10 mil dólares pelos televisores. Com o passar do tempo, novas tecnologias foram surgindo e substituindo os televisores de LED como as TV´s 4K.
Devido a isso, o preço das tv´s de LED abaixou, o que automaticamente fez com que o público alvo também mudasse. Com esta mudança, os televisores começaram a ser vendidos em quantidades maiores e com preços menores. Veja bem, neste caso a simples mudança de público alvo alterou o preço do produto, o ponto de venda, a estratégia de cobrança do produto, a quantidade a ser produzida, o número de televisores enviados a assistência técnica para reparo e diversos outros fatores.

Então seja muito assertivo na análise do publico alvo de sua empresa. Se possivel faça uma pesquisa, pergunte para varias pessoas e encaixe suas respostas na Escala da Familiaridade. Quanto mais conhecerem o seu produto, maiores as chances de sucesso. O simples fato de conhecer ou não o seu produto significa que por algum motivo a sua marca esteve presente na vida daquelas pessoas. Inclusive quando se trata de uma marca relativamente pequena esta escala funciona melhor. Para empresas de grande porte a análise é bem mais complicada pois o simples fato de alguem conhecer muito bem a coca cola não significa que gosta ou que compraria o produto atualmente.


Começar pequeno e desenvolver dentro de nicho menos abrangente pode ser uma excelente estratégia para quem tem grandes objetivos pela frente.


Vou passar um exemplo de nicho de um público alvo bem segmentado:


Sexshop: Mulheres das classes A e B, entre 25 e 45 anos de idade, ativas sexualmente com um único parceiro(a), gostam de musicas populares e fazem de 2 a 3 viagens por ano, sendo 1 internacional a cada 2 anos. Estão localizadas em grandes centros urbanos, tem fantasias sexuais, gostam de massagem e de bebidas afrodisíacas.


Com estas informações, a empresa conhecerá muito melhor o seu público alvo, o que cria maiores chances de sucessos em postagens no Instagram. As postagens não precisam ser exclusivamente de produtos ou serviços do seu negócio. Podem ser relacionadas ao gosto do seu público alvo. Desta forma, você buscará manter um contato próximo e interativo com seus atuais e possíveis clientes. Alguns bons exemplos de postagens para negócios relacionados a sex shop seriam: dicas de bebidas afrodisíacas, lista com os países mais românticos do mundo e dicas de massagens.

Muita atenção e dedicação para mapear o seu público alvo. Lembre, esta etapa pode ser decisiva no sucesso de suas postagens e no aumento de suas vendas!

Também é de grande importância que já comece encontrar o seu público alvo. Se o seu público alvo gosta de um determinado tema você pode buscar os hashtags ou localizações relacionadas a este tema. Faça uma breve pesquise e liste pelo menos 5 pontos de referencia para encontrar seus clientes.Ex: Uma loja que vende camisas personalizadas de cantores de rock:

  1. #rockinroll

  2. #rockinrio

  3. #rockstar

  4. Localização “Rock in Rio”

  5. Localização “Rock Start”


Listando estes locais, as chances de encontrar o seu público alvo aumentam muito! Faça o mesmo para o seu negócio! Busque e liste alguns destes “locais”.Comece a identificar onde você conseguirá encontrar os seus seguidores pois no momento em que falaremos da divulgação do seu perfil iremos utilizar estes dados.

Obrigado pela atenção!

E lembre-se, este exercício é de extrema importância para o sucesso do seu negócio!Para mais informações assista o nosso vídeo abaixo!


Clique aqui para assistir!

www.segredosdoinsta.com.br/oportunidade